sábado, 9 de julho de 2011

Pregação - Domingo 10/07/2011

Há algum tempo atrás, falando em outra pregação mencionei de supetão algo que, depois, me fez pensar por um bom tempo. Apesar de tal pensamento não me parecer equivocado, o que me deixou pensativo era o fato de nunca ter ouvido algo semelhante ao que havia dito. Porém, como nada há de novo sobre a face da terra, deparei-me com um livro infantil do Rubem Alves que já havia repercutido ideia semelhante.
A indicação do livro eu tirei de uma transcrição de uma pregação do Rubem Alves que copiei para meu blog, mas, depois, descobri que já tinha esse livro em minha biblioteca digital.
O título, "A menina e o pássaro encantado".

E isso me reportou diretamente à Ceia que celebramos neste dia.

O evangelista João relata uma conversa de Jesus com seus discípulos pouco antes de sua paixão (ou, se pensarmos bem, Jesus já estava sentindo a paixão...). Este relato encontra-se em João 14.
Até o verso 15 Jesus diz que iria embora (o que, os discípulos, definitivamente, não entenderam), mas no verso 16 ele nos apresenta o Consolador.

Essa palavra é utilizada apenas por João:

parakletos: e significa = intercessor, consolador, advogado, confortador.
Eis os textos onde a encontramos:
paraklhton: Jo 14:16, 1 Jo 2:1
paraklhtoV: Jo 14:26, 15:26, 16:7

Vou embora.
Deixo Consolador

Consolador: verbo
transitivo direto, bitransitivo e pronominal

1 aliviar, ou tentar aliviar, a dor, o sofrimento, a aflição (de outrem ou a própria), com palavras, recompensas, promessas etc.
Exs.: ela tem muito jeito para c. as pessoas
c. um amigo pela (ou da) perda de um ente querido
consolou-se da frustração comendo chocolate
transitivo direto, intransitivo e pronominal
2 Derivação: sentido figurado.
proporcionar ou sentir satisfação; satisfazer(-se)
Exs.: c. o estômago
um bom livro consola
c.-se com o sucesso do outro
pronominal
3 resignar-se, conformar-se
Ex.: c.-se das perdas nos negócios

Ceia
Memória de Mim
Voltarei
 
Consola do quê?
Saudade!
De quê?
Melhor seria, de quem?!
Do Pai!!!

Nenhum comentário: