segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pregação - Domingo 22/04/2012

Data: 22/04/2012
IBM

Textos:
Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras - João 10:19
Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. - João 10:31
E muitos ali creram nele. - João 10:42

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. - João 11:4
E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele. - João 11:15
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. - João 11:42

Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. - João 11:45-46


Por que o mesmo ato que é capaz de fazer crer é, também, incapaz de fazer crer, e até mesmo, capaz de fazer descrer?

Tentando ensaiar com as crianças um teatro sobre a ressurreição de Lázaro, comecei a me perguntar até que ponto sou capaz de ouvir Deus? Até que ponto eu realmente escuto Deus ou me conservo apenas repetindo o que alguém disse sobre Deus?

Uma vez chamado a ser "sacerdócio real", dentro daquilo que se denomina de "Sacerdócio Universal do Cristão", não há como me desculpar. Efetivamente, sou responsável pela minha própria comunhão com Deus, eis que Deus fala e a mim, que desejo compreendê-Lo, compete discernir a voz Dele no meio dos barulhos desse tempo.

Não posso depender dos religiosos, pois mesmo nas suas melhores intenções eles são capazes de me desviar do caminho.

Deus é capaz de falar comigo diretamente, ainda que esse "direto" seja através de um amigo, estranho, criança, ateu ou incapaz. O que importa é que eu esteja caminhando com Deus para aprender a discernir Sua voz em qualquer momento (João 11: 51-52).

E nesse contexto é importante compreender a instituição da Igreja como Corpo de Cristo, onde todos são capazes de ouvir Deus e expressá-Lo de forma ampla e livre uns para os outros. Sem se preocupar se o que tem de ser aprendido é difícil, pois quem nos ensina a todos é o próprio Espírito Santo.

E tudo isso aprendido da boca dos pequeninos.

Que Deus continue falando por eles e me mantenha de ouvidos abertos.

Nenhum comentário: