terça-feira, 10 de julho de 2012

Tu me amas? Pregação - 2006

Eis uma pregação que encontrei em uma agenda de 2006, da época em que eu anotava as pregações :-).
Na agenda estava escrita entre os dias 11 e 23 de janeiro de 2006, com a anotação de que eu tinha escrito em 23/24 de fevereiro de 2006.
Não sei quando foi a pregação, e, mantenho o texto como foi escrito na agenda.

===
* Jesus vem até nós.
* Jesus começa onde estamos.
* Jesus quer revelar-nos a nós mesmos.
* Jesus não nos abandona jamais.
Pedro precisava saber de tudo isso!

Amou de tal maneira ...

Pedro, você gosta de mim?

Hoje quero partilhar com a igreja algo sobre o amor de Deus, ou melhor dizendo, o Amor que é Deus!
No Antigo Testamento Deus se revela a Moisés como o "Eu sou o que sou." (ESOQS) Porém, no Novo Testamento, o desejo de Deus por maior intimidade conosco se apresenta quando, na sua revelação, Ele diz de Si mesmo: Eu sou Luz, Espírito e Amor.
O Amor deixa, então, de ser um sentimento/sensação para ser uma Pessoa.
Mas o que é o Amor?
Em português a evolução da linguagem reduziu os significados das palavras, pois hoje nós podemos dizer que amamos a Deus ou, mesmo, que amamos chocolate.
Porém, no Novo Testamento, o Espírito Santo se expressa de maneiras diferentes sobre o Amor, havendo, pelo menos, três palavras a ele relacionadas: EROS, FILEO, AGAPE.
Antes de expressarem uma gradação qualitativa, estas palavras indicam quantidades diferentes do mesmo sentimento em relação ao objeto amado.

EROS se vincula à expressão de um amor ligado apenas aos sentimentos, um amor sensual. É um amor que possuo quando o objeto ou ser amado me satisfaz, me dá prazer, produz em mim sensações agradáveis, e isso não apenas em relação ao sexo, mas como se trata de sentidos, também pode ser com um chocolate. Aqui, eu deixo de amar porque o objeto amado parou de me dar prazer.

FILEO é um amor arraigado em sentimentos mais profundos de afeição. Há um liame maior entre mim e o ser amado. Aqui há uma relação maior do que simples prazer pessoal. Há sentimento mais profundo, sendo este amor expresso na relação entre irmãos, amigos, pais.

E, por fim, AGAPE envolve um grau de vinculação maior. Ele expressa que todo o meu ser se volta em direção ao objeto amado. Acima de tudo o que possa ocorrer, minha vontade em amar é maior. Aconteça o que acontecer, ainda que seja rejeitado ou humilhado, eu empenhei minha palavra em amar, e todo meu ser se envolveu nisso, e, nada nem ninguém, nem mesmo você, me impedirá de te amar.

Como dito: não há um amor melhor do que o outro, e, por exemplo, em um casamento, é essencial que existam os três.

Mas, qual a razão dessa diferenciação?

* Lembram quando Deus afirmou de Si mesmo que Ele era amor? Qual palavra Ele utilizou para fazer essa afirmação? AGAPE
* E você sabia que Deus amou o mundo com AGAPE?
* E você sabia que o Novo Mandamento de Jesus Cristo é para que amemos como Ele nos amou em AGAPE?
* E o que isso significa? Exatamente o que Paulo diz em Romanos: Nada pode nos separar do AGAPE de Deus! (Rm 8: 35, 39)

(Mas o AGAPE de Deus vem ao nosso encontro.)


Porém, o que importa relatar hoje não é o amor que Deus tem por nós, mas qual o nosso amor por Ele.
Será um amor EROS que se satisfaz apenas no que Deus nos dá?
Será um amor FILEO que se envolve com Deus, mas ainda quer se preservar?
O que Deus nos diz sobre nossa realidade em sua palavra?


* O texto que mais nos auxilia também está em João 3. Enquanto Deus AGAPE o mundo, nós Homens, AGAPE as trevas. Enquanto Deus se entregou totalmente a nós, nós nos entregamos totalmente às trevas.
* Mas Deus não precisa que O alertemos sobre quem somos. Ele nos conhece bem.
Miserável que sou.
Coração enganoso.


(Isso esclarece o texto, esclarece o amor de Deus por nós. * Só o amamos porque Ele nos amou primeiro. I Jo 4: 19)


Nós nem sequer conhecemos o amor com que amamos a Deus.


Vamos ao caso de Pedro:
* Quando Jesus disse que iria morrer e ser abandonado por todos Pedro falou: "Eu não o abandonarei. Eu morrerei contigo Jesus."
Jesus, porém, o advertiu sobre sua tríplice negação, ao que Pedro, novamente, contradisse Jesus.
Conhecemos a história e sabemos que Jesus estava correto.
O AGAPE expresso por Pedro em palavras não se concretizou.


* Porém, Jesus o amava. E o AGAPE de Jesus por Pedro e por nós foi até o fim. E em um momento de intimidade e revelação tão intenso, Jesus, após a ressurreição, se dirige a Pedro e pergunta:
"Pedro, tu me amas?" A palavra, aqui, é AGAPE.
E Pedro responde: "Te amo." Mas usa FILEO.
E Jesus pergunta a segunda vez: "Pedro, você AGAPE a mim?"
E Pedro diz: "Eu te FILEO."
E, por fim, Jesus pergunta: "Pedro, você FILEO a mim?"
E, então, a Bíblia diz que Pedro ficou muito triste porque Jesus havia perguntado pela terceira vez se ele O amava.


(Amou-os até o fim. Jo 13: 1 - AGAPE)


Mas a tradução aqui não nos ajuda.
Pedro não ficou triste porque Jesus perguntou três vezes a mesma coisa. Não é a quantidade de perguntas que entristeceu Pedro. Mas o fato de Jesus ter usado FILEO.
Aquilo foi como quando o galo cantando, mas, agora, para salvação.
Pedro cai em si e descobre que seu amor por Aquele que dera a vida por ele não era mais do que um amor singelo, que não lhe envolvia a vida por Aquele que o amava de tal maneira.
Mas Jesus não se importava com isso. Ele não queria ridicularizar Pedro, mas salvá-lo.
E, para isso, Ele queria mostrar a Pedro quem Pedro era.
Jesus pergunta AGAPE para revelar a Pedro o seu próprio coração.
Por fim, na terceira vez, usou FILEO para que Pedro entendesse onde Pedro se encontrava.
E Pedro ficou triste quando percebeu quem era. Que amava a Jesus Cristo somente FILEO.
E, então, disse: "Tu sabes tudo. E sabes que eu só te amo FILEO. Que eu não te amo como você me amou."
E posso ver os olhos de Pedro brilhando quando Jesus, mesmo após essa confissão de derrota que contrariava o Pedro que havia dito que não O abandonaria, quando Jesus diz a Pedro: "Apascenta minhas ovelhas."
É como se Pedro ouvisse: "Eu sei, Pedro, que seu amor não é perfeito, eu conheço suas falhas, mas eu ainda AGAPE você, e precisava que você se reconhecesse fraco para que eu pudesse curá-lo. Agora, vamos começar com o que você tem, e, depois, eu vou aperfeiçoando-te."

E Pedro foi curado!

(Amor nos constrange. II Cor 5: 14 - AGAPE)
(Novo Mandamento - Jo 13: 34, II Jo 1: 5 - AGAPE)
(Jovem Rico - Mt 19: 19 - AGAPE)

=========================

Nessa agenda ainda há relatos de uma pregação em 22/01/2006 sobre o texto de Efésio 6: PERMANECER.

Nenhum comentário: